16/03/2011

♂Cavidades do Corpo

Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos. A Figura abaixo mostra as duas principais cavidades do corpo: dorsal e ventral.

A cavidade dorsal do corpo está localizada próxima à superfície posterior ou dorsal do corpo. Ela é composta por uma cavidade craniana, que é formada pelos ossos cranianos e contém o encéfalo e suas membranas (chamadas de meninges), e por um canal vertebral que é formado pelas vértebras (ossos individuais) da coluna vertebral e contém a medula espinhal e suas membranas (também chamadas de meninges), bem como o começo (raízes) dos nervos espinhais.
A cavidade ventral do corpo está localizada na porção anterior ou ventral (frontal) do corpo e contém órgãos coletivamente chamados de vísceras. Como a cavidade dorsal, a cavidade ventral do corpo apresenta duas subdivisões principais - uma porção superior, chamada de cavidade torácica, e uma porção inferior, chamada de cavidade abdominopélvica. O diafragma (diaphragma = partição ou parede), uma camada muscular em forma de domo e importante músculo da respiração, divide a cavidade ventral do corpo em cavidades torácica e abdominopélvica.
A cavidade torácica contém duas cavidades pleurais em torno de cada pulmão, e a cavidade pericárdica (peri = em volta; cardi = coração), espaço em torno do coração (Figura abaixo).



O mediastino (medias = meio; stare = parar, estar), na cavidade torácica, contém uma massa de tecidos entre os pulmões que se estende do osso esterno à coluna vertebral (Figura acima). O mediastino inclui todas as estruturas na cavidade torácica, exceto
os próprios pulmões. Entre as estruturas localizadas no mediastino estão o coração, o timo, o esôfago, a traquéia e muitos grandes vasos sangUíneos, como a aorta.
A cavidade abdominopélvica, como o nome sugere, está dividida em duas porções, embora nenhuma estrutura específica as separem (veja a Figura 2).

A porção superior, a cavidade abdominal, contém o estômago, o baço, o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, o intestino delgado e a maior parte do intestino grosso.
A porção inferior, a cavidade pélvica, contém a bexiga urinária, porções do intestino grosso e os órgãos genitais internos. A cavidade pélvica está localizada entre dois planos imaginários, que estão indicados pelas linhas tracejadas da Figura 1.a.
Um resumo das cavidades do corpo é apresentado no Quadro 1.3, abaixo.


 

20 comentários:

  1. Muito bom o conteudo...me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo..ajudou mesmo....valeu

    ResponderExcluir
  3. muinto bom ajudou muinto

    ResponderExcluir
  4. Bom, gostei , e me ajudou no conteudo da facul..

    ResponderExcluir
  5. muito bom,consegui me aprofundar mais

    ResponderExcluir
  6. me ajudou bastante bem aja

    ResponderExcluir
  7. ajudou mt,msm adorei *--*

    ResponderExcluir
  8. Excelente! Difícil encontrar um site tao rico em informação e visualização!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Só não achei as referências.

    ResponderExcluir
  10. Me ajudou muito, Obrigada!

    ResponderExcluir